Elogio à Igreja Batista

Numa certa igreja pela qual eu tenho imenso carinho, pastoreada por um pastor que eu também amo e respeito muito, um grupo de membros pressionaram e criticaram o pastor porque ele “não se posicionou” nas últimas eleições.

Obviamente, o “não se posicionou” significa: ele não disse em quem os membros da igreja deveriam votar.

Ou seja. Alguns membros da igreja criticaram o pastor porque ele não os tratou como gado.

O pastor sofreu pressão porque não quis tratar suas ovelhas como incapazes, como imbecis ou ignorantes.

Sim, eles criticaram o pastor porque foram tratados com dignidade, porque tiveram sua liberdade de consciência respeitada e foram tratados como capazes de tomar uma decisão.

Porque, se um pastor me diz em quem eu devo votar, a vontade é perguntar: “você também vai me ajudar a me limpar quando eu fizer minhas necessidades?”.

Isso mesmo. Se você me considera tão incapaz assim a ponto de me dizer em quem votar, por favor, me dê comida na boca e ajude a me limpar.

O mais surpreendente é que isso se deu numa Igreja Batista. Eu sei que há muitos problemas e falhas nas igrejas batistas; mas, um dos princípios sobre os quais os batistas foram fundados é o da liberdade de consciência.

Isso significa que numa Igreja Batista as pessoas são tratadas como capazes de pensar e escolher por si próprias.

Eu sei que é mais fácil manipular as pessoas ou decidir por elas. Mas isso se faz com animais.

Numa Igreja Batista, se um diz que votou no Bolsonaro, o outro diz que votou no Lula, e outro diz que votou nulo — os três pedem que Deus faça sua vontade mesmo com suas escolhas imperfeitas e entram juntos para adorar a Deus.

Então, meu amigo. Se você não é capaz de conviver com tal liberdade de consciência; se não é capaz de respeitar escolhas diferentes da sua; se não é capaz de reconhecer que o seu irmão tem o direito de pensar diferente e de agir de acordo com a consciência dele — faça um favor a todos e procure outra igreja.

Porque numa Igreja Batista, a liberdade de consciência é [ou deveria ser] um valor inegociável, e todos sabem que ninguém é mais ou menos crente apenas porque votou em tal candidato.

Eu sei que nem sempre é fácil. Mas, caso você não queira congregar numa igreja assim, saiba que há muitas igrejas em que os membros são tratados como gado e julgados como incapazes. Fique à vontade para se juntar a uma delas.

Foto: @honzaHruby

2 thoughts on “Elogio à Igreja Batista

Add yours

  1. Com todo respeito! Este mesmo com o que o senhor escreve. Por obséquio, reflita a respeito do que escreveu.

Deixe um comentário

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

Teologia & Compromisso

ORTODOXIA, ORTOPATIA E ORTOPRAXIA

Teologia Contemporânea

Just another WordPress.com weblog

Prazer, Henrique

Investigue tudo, fique só com o conhecimento

Árvore'e Trinta

Onde quer que, entre sombras e dizeres, Jazas, remoto, sente-te sonhado, E ergue-te do fundo de não-seres Para teu novo fado! Fernando Pessoa, O Desejado

meditacoes77.wordpress.com/

" Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta." Carl Jung

Divagações & Pensamentos

Um pouco de poesia, um tanto de poemas, outros de ilustrações, sem esquecer da fotografia e muito mais de arte. Produção de GeraldoCunha autor da obra Improváveis - Livro de Poemas, edição 2021. Contato pelo instagram @divagacoes.geraldocunha

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Electronic Maze

Venha se perder nesse labirinto e encontre a arte em você

Teologia e Outras Coisas

"Transformai-vos pela renovação da vossa mente" (Rm 12.2).

sapientiam autem non vincit malitia

Um blog do Olavo de Carvalho

Espiritualidade para o século 21

Para desenvolver uma espiritualidade edificante, biblicamente relevante e atenta aos desafios do novo milênio.

Ideologando

Ontem, hoje e aguardando o sempre.

Teologando

reflexões teológicas para a igreja

A Igreja Na Cidade

Conversas sobre Missões Urbanas no coração de Belo Horizonte

Teologofagia

Alimentando a alma

CCSA FOZ DO IGUAÇU

Centro de Ciências Sociais Aplicadas