É necessário uma construção

Introdução

O povo judeu havia sido levado em cativeiro para a Babilônia, mas no reinado de Ciro o rei deixa o povo voltar a Jerusalem. Zorobabel lidera o povo nessa caminhada de volta.

Um tempo depois, Esdras vai liderar o povo na reconstrução do novo templo de Jerusalém, e exatamente 60 anos depois do povo voltar a Jerusalém, Neemias fica sabendo que ainda sim Jerusalém estava debaixo de muitos escombros, com os muros destruídos, em ruínas.

Neemias, então, se entristece e compadece daquela situação, aí começa o plano de Deus para a construção daquela cidade novamente. Nós vimos várias vezes com o pastor Ilton o quanto Neemias era esperto, astuto, planejador e inclusive nesse texto mostra isso novamente.

Nesta noite eu quero mostrar para você que, assim como Neemias convocou e contagiou os judeus a começarem a reconstrução dos muros de Jerusalém, você também foi convocado para uma construção. Porque, tanto na sua vida como nesta igreja “É necessário uma construção”.

É necessário construir uma espiritualidade sadia, uma vida frutífera e próspera, é necessário construir uma igreja que seja sal da terra e luz do mundo. No entanto, o que é preciso para que essa construção aconteça?

A partir da história de Neemias, vamos ver três características necessárias para você estar engajado nessa construção. E a primeira delas é…

1- Inconforme-se (2.17)

O povo judeu se acomodou com a cidade de Jerusalem em ruínas. Deus já havia usado Zorobabel para liderar o povo que estava em cativeiro na Babilônia até Jerusalém, usou também Esdras para reconstruir o templo e parece que com essas coisas o povo se acomodou como se o trabalho estivesse concluído.

Diante dessa história eu gostaria de perguntar para vocês. Você está satisfeito com a situação desta igreja? Você acha que o trabalho aqui está concluído? É só isso? Chegar aqui para fazer um culto aos domingos, às vezes participar na quinta, fazer algumas reformas no templo, comprar algumas coisas para a igreja ficar bonita e atraente e pronto?

Agora que deixamos de ser congregação e nós tornamos uma igreja de fato, o trabalho foi concluído? É só isso que significa ser uma igreja para você? Se não é, o que você está fazendo para contribuir com algo diferente?

Talvez você chegue aqui no domingo como se fosse uma obrigação estar aqui, como se fosse um peso, um esforço danado para estar aqui na igreja, com um desânimo total. Nós estamos conformados que é só isso, enquanto não, nós não deveríamos nos conformar apenas com isso. O nosso coração deveria queimar e arder incomodado porque a nossa igreja não passa de 30 membros. Nós deveríamos estar questionando constantemente se está igreja está fazendo alguma diferença espiritual para alguém?

E não falo isso para você ficar tentando achar um culpado, mas para que você se pergunte o que você faz pra que isso seja realidade. Muitas vezes nós conseguimos arranjar tempo para várias coisas, pra sair, ter um momento de diversão, ver uma série ou novela, estudar alguma coisa nova enquanto você pouco pensa no avanço dessa igreja, isso se pensa, não é errado buscar essas coisas, mas elas não podem vir em primeiro lugar.

Pensa só, como nós conseguimos fazer isso sabendo que pessoas estão se perdendo e aqui deveria ser o local onde elas podem encontrar a Jesus Cristo, mas não encontram pq nós estamos conformados, ou talvez inconformados, mas não o bastante.

Então inconforme com a situação da igreja, inconforme consigo mesmo, com a sua vida espiritual, com as suas atitudes, inconforme com a situação dessa cidade, inconforme com a situação desse bairro, seja uma pessoa grata e inconformada.

O mundo é transformado por pessoas inconformadas, assim como Paulo disse aos Romanos. Rm 12-2

Se inconforme, mas também abrace a visão do seu líder. Imagina um tanto de pessoas inconformadas mas sem saber o que fazer e pra onde ir? Sem uma bússola?

2- Abrace (2.18)

Deus levanta Neemias, um homem de confiança dentro da corte do rei e coloca em seu coração o plano da reconstrução. Neemias se apaixonou pelo plano de Deus, chorou, orou, jejuou e ainda conseguiu diante do rei Artaxerxes recursos para que isso funcionasse, mas faltava apenas o último recurso, as pessoas.

Imagine aí se Neemias consegue tudo isso, trilha todo esse caminho e quando ele chega a Jerusalém e convoca o povo a reconstruir a cidade eles não abraçassem a visão de Neemias, não iria adiantar de nada.

Deus dá a visão, o norte de onde ele quer nos guiar para o pastor Ilton que é nosso líder, mas se nós não fizermos dessa visão a nossa visão, a igreja não dará um passo pra frente. Você acha que o pastor sozinho consegue fazer a obra? Você acha que Neemias sozinho conseguiria construir aqueles muros? Não! Ele precisou de cada um, e o pastor precisa de cada um de nós.

Quem vai colocar a mão na obra somos eu e você, e acredite há muito trabalho a se fazer, mas não se engane porque o trabalho mais importante de Neemias não era levar o povo a construção da cidade e sim a uma construção espiritual.

Neemias teve muitos recursos à sua disposição para convencer o povo a começar a construir, mas qual o recurso Jesus deixou na sua mão para que você execute a obra aqui nessa igreja? Em João 14 ele fala que nos deixará o espírito santo. O espírito santo de Deus é o suficiente para que possamos fazer o impossível acontecer nessa igreja.

Talvez você possa virar e falar, “ah, mas eu não me adaptei com o pastor, ou eu não gosto desse pastor”. Eu não tenho dúvidas que possam ter vários motivos para que isso aconteça, mas eu tenho certeza que você crê em Jesus Cristo e que você só frequenta essa igreja porque crê nele. Jesus é o cabeça dessa igreja, Ele é o guia, Ele quem nós da a visão para avançar, tudo que nós fazemos é por amor a Cristo, porque ele é o nosso líder absoluto. E inclusive ele que nos deixou o pastor Ilton para nos liderar.

Então, abrace as visões que Jesus dá ao nosso líder, abrace ao pastor, deixa inflamar no seu coração as ideias, assim como Deus inflama o coração dele, abrace os seus dons espirituais que Deus lhe deu, abrace a sua vocação.

Portanto, inconforme-se com a situação atual, abrace a visão do líder e por último, CREIA.

3- Creia (2.20)

Ao final do texto de Neemias é relatado a forte oposição de Sambalate, Tobias e Gesém que queriam de todo jeito que Jerusalém continuassem sob ruínas eles até chegam a ameaçar Neemias por entrelinhas perguntando: “O que é isto? Está se rebelando contra o rei?”, mas Neemias esperto não diz a eles que já teve a aprovação do rei.

Pode ser que hoje não tenham pessoas trabalhando para derrubar a nossa igreja, mas tem sim algo que trabalha noite e dia, durante todos os dias para acabar com essa igreja e satanás não vai parar enquanto não ver essa igreja em pedaços, no chão, dividida, desfeita, sem nenhuma esperança, por que assim como Paulo disse aos Efésios, a nossa luta não é contra carne e nem sangue, mas sim contra principados e potestades.

Mas se Deus é por nós, quem será contra nós?

Eu tenho certeza de quando você se levantar desse banco, se inconformar com o cenário atual dessa igreja, abraçar a visão do pastor, o inimigo virá com tudo para te desanimar e te jogar no chão de novo, mas é aí que você tem que crer que quem te chamou a fazer tudo isso é muito mais poderoso do que qualquer um que tente te derrubar. Porque por mais que você se inconforme, e abrace a visão, se você não crer, ao final de tudo isso só te trará uma frustração. Creia no poder de Deus!

Às vezes parece que passaram uma borracha na nossa mente e nos esquecemos do Deus que nós servimos. O que acontece é que nós não confiamos no poder de Deus, que nós não confiamos que Ele está entre nós. Mais pra frente no livro de Neemias eles vão relembrar tudo que Deus fez por esse povo a partir do êxodo:

  1. Libertou da escravidão
  2. Abriu o mar vermelho
  3. Derrotou os perseguidores no mar vermelho
  4. Conduzia o povo com uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite
  5. As roupas não se envelheciam
  6. Os calçados não acabavam
  7. Deu maná para o povo comer quando tinha fome
  8. Água da rocha quando tinha sede
  9. Entre tantas outras coisas

Tudo isso Deus fez por esse povo e mesmo assim nós não cremos no poder dEle. Esse é o mesmo Deus que nós servimos. Essa obra não é minha, não é sua e muito menos do pastor, é de Deus, Ele quem está nos convocando.

Conclusão

O povo atendeu ao chamado de Neemias, abraçaram a ideia e se colocaram à disposição da obra, mas alguém muito maior do que Neemias, nos fez também uma convocação.

Jesus Cristo te convoca a ter bom ânimo para uma caminhada difícil. Cristo também te dá uma tarefa desafiadora, ele diz eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos, que é exatamente a mesma situação da época de Neemias, um povo oprimido por vários opressores e tendo que fazer um trabalho complicado.

O povo aceitou a convocação que Neemias fez e concluiu aquele trabalho. E você? Qual a sua resposta à convocação que Cristo está te fazendo hoje?

Mensagem pregada pelo irmão Esdras Gobira, membro da Primeira Igreja Batista em Vespasiano e aluno da nossa Escola de Pregadores.

Deixe um comentário

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

Teologia & Compromisso

ORTODOXIA, ORTOPATIA E ORTOPRAXIA

Teologia Contemporânea

Just another WordPress.com weblog

Prazer, Henrique

Investigue tudo, fique só com o conhecimento

Árvore'e Trinta

Onde quer que, entre sombras e dizeres, Jazas, remoto, sente-te sonhado, E ergue-te do fundo de não-seres Para teu novo fado! Fernando Pessoa, O Desejado

meditacoes77.wordpress.com/

" Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta." Carl Jung

Divagações & Pensamentos

Um pouco de poesia, um tanto de poemas, outros de ilustrações, sem esquecer da fotografia e muito mais de arte. Produção de GeraldoCunha autor da obra Improváveis - Livro de Poemas, edição 2021. Contato pelo instagram @divagacoes.geraldocunha

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Electronic Maze

Venha se perder nesse labirinto e encontre a arte em você

Teologia e Outras Coisas

"Transformai-vos pela renovação da vossa mente" (Rm 12.2).

sapientiam autem non vincit malitia

Um blog do Olavo de Carvalho

Espiritualidade para o século 21

Para desenvolver uma espiritualidade edificante, biblicamente relevante e atenta aos desafios do novo milênio.

Ideologando

Ontem, hoje e aguardando o sempre.

Teologando

reflexões teológicas para a igreja

A Igreja Na Cidade

Conversas sobre Missões Urbanas no coração de Belo Horizonte

Teologofagia

Alimentando a alma

CCSA FOZ DO IGUAÇU

Centro de Ciências Sociais Aplicadas